Qual cavaquinho Comprar?

Quando desperta a vontade de aprender a tocar cavaquinho, a primeira dúvida que vem a nossa mente é:

Qual cavaquinho devo comprar?
Qual o melhor cavaquinho para iniciante?
Devo começar com um barato, intermediário ou um profissional?

Você que está começando a tocar agora, eu aconselho um instrumento intermediário, que varie entre 300 a 500 reais. Mas, tudo vai depender de quanto você dispõe para investir em seu novo instrumento, que pode variar desde 100,00 (os de nível inferior) até 4 mil reais os profissionais de Luthier. E até mais que isso.

Os Cavaquinhos mais caros são os de Luthier, ou seja, aqueles que são fabricados artesanalmente, sob encomenda, um por um. Onde possuem uma qualidade muito superior de madeiras utilizadas, acabamento de primeira linha e sonoridade superior. (foto abaixo)

cavaco-luthier.jpg

Os cavaquinhos mais em conta, são os de “marca”, aqueles feitos em série, vendidos em lojas de instrumentos. Exemplo: Rozini, Giannini, Marquês, etc.

O que os diferencia dos Cavacos de Luthier?

Os instrumentos feitos em série, normalmente utilizam madeiras de qualidade inferior e alguns deles até feitos em máquinas. E como são produzidos em grande escala, eles não tem toda aquela atenção que um Luthier tem sobre apenas um instrumento.

Mas esses de loja são bons para começar?

Sim, são!

Mas temos que ficar atentos há alguns detalhes antes de comprar. Neste caso, temos diversas marcas disponíveis e isso acaba confundindo um pouco quem está iniciando e é ai que surgem as dúvidas de qual o mais indicado. Normalmente, muitos vão direto pela marca, sem nem ao menos olhar o instrumento.

Então, segue aqui 6 DICAS para fazer uma compra assertiva:

1 – Observe sempre o braço do instrumento. Braço muito grosso vai dificultar muito o seu aprendizado;
(Procure comprar o instrumento pessoalmente)

2 – Se possível, leve alguém que conheça de instrumentos junto com você na hora de comprar;

3 – Verifique a altura das cordas em relação a escala. Se estiverem muito altas, pode causar um desconforto enorme
na hora de tocar e você terá que colocar mais força para fazer os acordes;

4 – Toque o instrumento ou se você for um iniciante, peça para algum amigo (se for com você) tocar. Veja se o som lhe agrada, pois dependendo da madeira pode produzir uma sonoridade diferente para cada instrumento;

5 – Não compre um Cavaquinho somente pela beleza dele. O mais importante é você gostar da sonoridade e ele ser confortável;

6 – Se você for utiliza-lo apenas para seu aprendizado, não precisa comprar um elétrico. Depois de aprender, com certeza você vai querer trocar de instrumento e comprar um melhor e já elétrico.

A faixa de preços desses cavacos em série é de acordo com a madeira produzida. Normalmente, esses instrumentos são de “compensado”, para haver uma redução no custo do instrumento, e esses tipos de madeira não apresentam uma boa sonoridade. A medida que vão ficando mais caros, podem haver madeiras maciças, em alguns casos somente o Tampo e até o cavaco inteiro, como faixas e fundo também. Você vai perceber uma diferença grande no valor para os maciços, que apresentam uma sonoridade muito mais encorpada em relação aos de compensados.

ok, boas dicas. Mas e as marcas? 

Vou colocar aqui algumas marcas disponíveis no mercado que são bastante usadas pelos iniciantes. Procure testar para você poder avaliar melhor qual deles se encaixa em seu gosto pessoal.

Cavacos de Nível Intermediário:

Rozini – Hoje é uma marca líder em relação aos instrumentos em série. A grande maioria dos iniciantes começam com um Rozini.
É um instrumento de nível intermediário e ótimo para quem está começando. A partir de 400,00 reais dá para adquirir um modelo estudante. A Rozini também possui modelos mais caros, como Studio, Presença Brasil, etc.

rozini estudante.jpg

Marquês – Instrumento também de nível intermediário, que perde bem pouco para a Rozini em questão dos instrumentos iniciantes.
Creio que você consiga um bom instrumento na faixa de uns 400,00 a 500,00 reais.

marques.jpg

Giannini – Nível intermediário. Instrumento também bastante usado por iniciantes, é outro que recomendo.
Você encontra na faixa de uns 300,00 a 400,00 reais.
A Giannini também fabrica instrumentos mais caros, vale a pena dar uma conferida.

giannini.jpg

Del Vecchio – Nível intermediário. Na faixa de 300,00 a 400,00 reais você encontra. A Del Vecchio é uma loja centenária e de tradição. Ainda estão na ativa fabricando até hoje. Vale muito a pena dar uma passada na loja, no centro de SP, para conhecer um pouco de sua história e conferir algumas raridades.

 del vecchio.jpg

Cavacos de Nível Inferior.

Tonante, Toks, Austin, Kashima, etc – São cavaquinhos baratos e que normalmente possuem o braço grosso. São feitos com madeiras de baixa qualidade e podem ter problemas de afinação
Estão na faixa de 100,00 a 200,00 reais.

Inferior.jpg

Espero poder ter ajudado na sua decisão de compra e tirado algumas dúvidas que você possa ter. Vamos em frente!

VEJA TAMBÉM:

VÍDEO AULAS DE CAVAQUINHO
SEQUÊNCIAS DE ACORDES
DICIONÁRIO DE ACORDES
TABLATURAS DE SOLOS DE CAVAQUINHO
AULAS COMPLETAS DE CAVAQUINHO


Quer receber as Melhoras Aulas e Dicas Exclusivas de Cavaquinho do Professor Damiro?
Entre agora para o Grupo Clube dos Cavaquinistas no Telegram, clicando no link abaixo:
https://t.me/clubedoscavaquinistas

COMENTÁRIOS